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tecnologia

Uso de tablets melhora atendimento ao cliente, aponta pesquisa

 - REVISTA MAISJR

Dois ter√ßos (66%) dos vende¬≠dores de vare¬≠jo acred¬≠i¬≠tam que pos¬≠suir fer¬≠ra¬≠men¬≠tas como tablets e com¬≠puta¬≠dores mel¬≠ho¬≠ra o atendi¬≠men¬≠to ao cliente no momen¬≠to com¬≠pra.  O dado foi rev¬≠e¬≠la¬≠do na 11¬™ Pesquisa Glob¬≠al de Con¬≠sum¬≠i¬≠dores da Zebra Tech¬≠nolo¬≠gies Cor¬≠po¬≠ra¬≠tion (NASDAQ: ZBRA). O lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to, que incluiu aprox¬≠i¬≠mada¬≠mente 4.725 com¬≠pradores, 1.225 tra¬≠bal¬≠hadores de vare¬≠jo e 430 tomadores de decis√£o da Am√©ri¬≠ca do Norte, Am√©ri¬≠ca Lati¬≠na, √Āsia-Pac√≠¬≠fi¬≠co, Europa e Ori¬≠ente M√©dio, anal¬≠isa as ati¬≠tudes, opini√Ķes e expec¬≠ta¬≠ti¬≠vas dos com¬≠pradores, fun¬≠cion√°rios e tomadores de decis√Ķes no setor de vare¬≠jo

O estu¬≠do mostra que a maio¬≠r¬≠ia dos tomadores de decis√£o da ind√ļs¬≠tria (83%) e fun¬≠cion√°rios das lojas (74%) con¬≠cor¬≠dam que os con¬≠sum¬≠i¬≠dores podem ter uma exper¬≠i√™n¬≠cia mel¬≠hor se os vende¬≠dores estiverem equipa¬≠dos com tec¬≠nolo¬≠gia.  Out¬≠ro pon¬≠to inter¬≠es¬≠sante lev¬≠an¬≠ta¬≠do √© que 28% dos fun¬≠cion√°rios expres¬≠sam difi¬≠cul¬≠dade em ter infor¬≠ma√ß√Ķes em tem¬≠po real para ori¬≠en¬≠tar os fregue¬≠ses.

Em con¬≠tra¬≠parti¬≠da, out¬≠ro dado que des¬≠per¬≠ta aten√ß√£o √© que ape¬≠nas 13% dos clientes que par¬≠tic¬≠i¬≠param do estu¬≠do acred¬≠i¬≠tam que os lojis¬≠tas pro¬≠tegem suas infor¬≠ma√ß√Ķes pes¬≠soais. ‚ÄúAs expec¬≠ta¬≠ti¬≠vas dos con¬≠sum¬≠i¬≠dores con¬≠tin¬≠u¬≠am a crescer‚ÄĚ, afir¬≠ma Shirley Klein, Ger¬≠ente de Mar¬≠ket¬≠ing da Zebra Tech¬≠nolo¬≠gies Brasil. ‚ÄúEmb¬≠o¬≠ra os vare¬≠jis¬≠tas este¬≠jam lidan¬≠do com os desafios de con¬≠formi¬≠dade, eles tam¬≠b√©m pre¬≠cisam ofer¬≠e¬≠cer uma exper¬≠i√™n¬≠cia de com¬≠pra mais con¬≠fi√°v¬≠el e per¬≠son¬≠al¬≠iza¬≠da que d√™ aos clientes o que eles querem, quan¬≠do, onde e como eles pref¬≠er¬≠em‚ÄĚ, avalia.

O estu¬≠do tam¬≠b√©m iden¬≠ti¬≠fi¬≠cou difer¬≠entes expec¬≠ta¬≠ti¬≠vas rela¬≠cionadas ao impacto da automa√ß√£o entre vare¬≠jis¬≠tas e seus fun¬≠cion√°rios. Quase 80% dos tomadores de decis√£o do vare¬≠jo ‚ÄĒ em com¬≠para¬≠√ß√£o com 49% dos tra¬≠bal¬≠hadores ‚ÄĒ con¬≠cor¬≠dam que os caixas (ou PDVs) est√£o se tor¬≠nan¬≠do menos necess√°rios, gra√ßas √†s tec¬≠nolo¬≠gias que per¬≠mitem autom¬≠a¬≠ti¬≠zar o proces¬≠so de paga¬≠men¬≠to. Mais da metade dos tomadores de decis√£o (52%) j√° est√£o con¬≠ver¬≠tendo essas √°reas em espa√ßos de autosservi√ßo para paga¬≠men¬≠tos e 62% as sub¬≠sti¬≠tu√≠ram por espa√ßos onde os pedi¬≠dos feitos on-line podem ser final¬≠iza¬≠dos.

Por fim, 51% dos con¬≠sum¬≠i¬≠dores con¬≠sid¬≠era que eles est√£o mais conec¬≠ta¬≠dos a seus smart¬≠phones do que os pr√≥prios fun¬≠cion√°rios da loja. Assim, para reduzir essa per¬≠cep√ß√£o no mer¬≠ca¬≠do, os vare¬≠jis¬≠tas est√£o investin¬≠do em tec¬≠nolo¬≠gia de pon¬≠ta ‚Äď cer¬≠ca de 60% deles plane¬≠jam aumen¬≠tar em mais de 6% seus inves¬≠ti¬≠men¬≠tos em com¬≠puta¬≠dores m√≥veis nos pr√≥x¬≠i¬≠mos anos. Al√©m dis¬≠so, 21% dos entre¬≠vis¬≠ta¬≠dos plane¬≠jam inve¬≠stir mais de 10% em tablets robus¬≠tos nos pr√≥x¬≠i¬≠mos tr√™s anos.

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