3.0 // entretenimento3.8 // esporte

IFAB aprova o uso do VAR e tecnologia será usada na Copa do Mundo

A International Board (IFAB), entidade formada por representantes das federações da Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia aprovou na manhã deste sábado a utilização do VAR (sistema de árbitro de vídeo) como regra.

No dia 16 de março, na Colômbia, em reunião do Conselho, a Fifa deverá confirmar o uso da tecnologia, inclusive, na Copa do Mundo da Rússia, que será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

“A partir de hoje, o árbitro de vídeo faz parte do futebol. E isso é uma notícia importante. É um assunto que vem sendo discutido há décadas. Há dois anos, decidimos testar para saber se funcionaria ou não. Fizemos esses testes, analisamos, cerca de 20 federações testaram, tivemos uma análise acadêmica e chegamos à conclusão que o VAR é bom para o futebol e para a arbitragem, traz mais justiça aos jogos. Por isso, decidimos aprovar”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Além do VAR, foi incluída entre as regras do futebol a possibilidade da quarta substituição, apenas durante a prorrogação – também poderá começar a ser utilizada a partir do Mundial da Rússia, caso seja dado o “ok” por parte da entidade. Outra aprovação importante foi a volta da permissão de utilização do comunicador entre o técnico e seu auxiliar.

Entretanto, há apenas quatro situações em que o VAR poderá atuar durante as partidas: situações de gol, marcações de penalidades máximas, cartões vermelhos e em caso de confusão da identidade dos jogadores presentes nos lances.

“Como previsto, VAR será utilizado na Rússia. Histórico dia para a tecnologia no futebol. IFAB confirma árbitro de vídeo nas regras do futebol. Apesar dos defeitos, dados estatísticos comprovam mais eficiência que erros”, disse o comentarista de arbitragem dos canais ESPN e ex-árbitro, Sálvio Spínola, em sua conta oficial no Twitter.

Fonte: ESPN

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista