6.1 // denise prado

E a viola prevalece…

É surpreendente como a boa música de Raiz, seja o samba, seja o sertanejo, seja a caipira, seja até o Rock, não se desmancha com o tempo, pelo contrário serve de inspiração para a nova geração de artistas que surgem a cada segundo espalhados pelo país. O Brasil é um celeiro musical gigante e quanto mais para o interior caminhamos mais descobrimos o quanto infinitamente é rico em sua diversidade cultural.

Está acontecendo esse fim de semana em Presidente Prudente, Oeste Paulista, o 2° Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira. Um festival que tem como principal objetivo desvendar talentos e estimular a conservação desse ritmo tão importante para a nossa história. Vem gente de toda parte do Brasil com suas violas elétricas e acústicas mostrando que “quem tem a viola prá se acompanhar não vive sozinho…” como diz a música eternizada pelo grupo Boca Livre.

E é nessa pegada que os violeiros chegam para um fim de semana cheio de música e causos.  E melhor de tudo é saber que existem empresas que apoiam essa iniciativa através de Leis de Incentivo e que nas mãos de produtores sérios tudo funciona direitinho e o dinheiro do imposto que é do povo, é usado para levar cultura e entretenimento de forma saudável, honesta e transparente para o povo.

Para participar do Festival, os candidatos se inscreveram pela internet com composições próprias nas categorias, Instrumental, Canção e infantil, essa com composições de outros autores, visto que são crianças que interpretarão as canções.  Mas quem não conseguiu se inscrever pela internet, ainda teve a chance com as seletivas presenciais nas cidades de Regente Feijó e Pedrinhas Paulista, onde das 11H00 as 18H00 estavam com o palco aberto e montado para receber os candidatos. Isso é uma atitude de inclusão, sem privilégios, todos tiveram a chance de se inscrever igualmente, de mostrarem seu talento.

 

Acompanhei de perto toda a movimentação do back stage, todas/os agarradas/os as suas violas, uma mistura de idades, de experiências, de esperança. Mesmo sendo um concurso à atmosfera era de cumplicidade, onde o seu Pereira Modão, nos seus 70 e poucos anos, encantou a plateia com o seu “Pagode Bom”, bem humorado e Larissa Ambrozim , a primeira candidata da noite,  apesar de sua pouca idade, encarou o público corajosamente tocando sua música instrumental Missioneira. Sem falar nas diversas duplas que visivelmente se inspiram no sertanejo de raiz. E isso nada tem a ver com idade, e sim com afetuosidade, tem a ver com preservar a história.

Observar o nervosismo, observar cada movimento, cada gesto, cada olhar atento esperando ansiosamente a produtora Cida Ayres chamar seu nome. Um deleite compartilhar de um momento tão especial. Vi olhos brilharem, só pelo simples fato de estar ali.   Todos vibrando pela cultura, pela música, para a música.

A realização de um Festival desse porte com quatro dias  recebendo doze candidatos  e quatro shows com artistas consagrados por noite, requer muito trabalho, firmeza, dedicação e experiência. E Isso a equipe da 101 Entertainment, liderada pelo jovem produtor Cultural Bruno Barros, tem de sobra. Coincidência ou não, Bruno optou por uma equipe de mulheres, todas com uma bagagem no mercado de produção cultural, artístico e eventos coorporativos, que se juntar as histórias e tempo de profissão de cada uma soma quase 1 século de vida. É sempre bom falar de quem trabalha nos bastidores, pois o show não pode parar, mas só não para porque atrás das cortinas tem uma engrenagem que funciona como um relógio contra o tempo. Cida Ayres, Denise Prado, Cristina Zanelatto e Dirce Abreu, empenharam suas vivências e com a cumplicidade e confiança depositada nelas pela 101 Entertainment, estão fazendo acontecer. Uma equipe unida jamais será vencida!

O 2° Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira está acontecendo nesse fim de semana no Parque do Povo em Presidente Prudente – SP  e a programação é uma delícia e gratuita..

A abertura do palco com os concorrentes se dá as 20H00 sexta e sábado e as 16H00 no Domingo

Sexta Feira – Show de Mayck & Lian

Sábado  – Show de Sérgio Reis

Domingo  encerramento com a – Orquestra Municipal de Viola Caipira

Vale a pena conferir e assistir de perto o quanto a Viola Caipira continua sendo o Mais Influente instrumento inspirador para esses novos talentos.

 

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista