4.0 // manual4.2 // saúde

Clima ameno da primavera é ideal para dar qualidade ao sono

Você sabe qual a temperatura ideal para dormir melhor? Assim como outros fatores, o clima do ambiente afeta diretamente a qualidade do sono. No geral, uma temperatura agradável fica entre 21 e 23ºC, comum na primavera, que chega acompanhada de chuvas e sensação mais amena, que são ótimas para dormir.

Um ambiente com temperatura extrema, seja muito calor ou muito frio, pode atrapalhar o sono e dificultar que o indivíduo tenha uma noite relaxante. “O calor excessivo é uma das principais causas de insônia durante a noite, pois a pressão sanguínea se eleva com o calor, acelerando o metabolismo e deixando o organismo em estado de alerta”, explica a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi.

Já temperaturas muito baixas, seja do clima ou do ar condicionado, podem causar problemas à saúde. Segundo a especialista, “o frio pode causar tremores e contrações musculares, o que dificulta que o indivíduo entre na fase profunda do sono”. No caso do ar condicionado, o ar seco liberado pode causar males, como irritação da garganta, tosse, espirros e coceira do nariz. “Além disso, também contribui para o ressecamento das vias aéreas, o que pode agravar alergias e facilitar o contágio por doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e fungos”, complementa Renata.

Por esses motivos, a primavera pode ser considerada uma ótima época para dormir melhor. Mas, além de manter uma temperatura amena, outros fatores também contribuem. “É importante manter um ambiente arejado, atentar-se à postura, usar travesseiros de qualidade e que atendem ao seu gosto e necessidade, adotar horários regulares para dormir e acordar, comer alimentos leves antes de deitar e deixar o ambiente o mais silencioso e escuro possível. Essas são algumas práticas simples que podem nos proporcionar um sono de qualidade“, orienta a consultora.

 

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista